ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
Novo layout da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica será obrigatório a partir de 2026
10 de Dezembro de 2025

Novo layout da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica será obrigatório a partir de 2026

A partir de janeiro de 2026, entra em vigor o novo layout da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e). Obrigatório para todos os municípios brasileiros, a mudança decorre da Reforma Tributária prevista na Lei Complementar nº 214/2025. A atualização busca unificar o modelo da NFS-e em todo o país e modernizar o sistema, adequando-o às novas diretrizes nacionais.

O Município de Santa Terezinha de Itaipu/PR informa que manterá seu emissor próprio de Nota Fiscal de Serviços, o qual já está em processo de adequação ao Padrão Nacional da NFS-e, conforme diretrizes do Comitê Gestor Nacional da NFS-e (CGNFS-e).

A solução adotada pelo Município, já está alinhada ao novo padrão, contemplando:
- XML idêntico ao utilizado no Ambiente Nacional;
- Objetos JSON de envio e retorno compatíveis com o Emissor Nacional;
- Aderência integral aos novos campos de IBS e CBS, obrigatórios a partir de 01/01/2026;
- Arquitetura de comunicação espelhada ao padrão oficial.

Sistemas integrados próprios

As empresas que utilizam webservice próprio ou sistemas integrados já podem testar a integração diretamente no ambiente de testes disponibilizado pela Governança Brasil, por meio do link reformatributaria.govbr.cloud/NFSe.portal.teste .

É importante que as empresas prestadoras de serviços, que utilizam sistema próprio de emissão de NFS-e realizem, com antecedência, as adequações necessárias”, alerta o secretário da Fazenda Jerry Pinheiro.
Para garantir a adaptação correta, os prestadores de serviços devem observar as informações técnicas sobre as mudanças previstas na adoção do Leiaute Nacional, além de acompanhar as comunicações oficiais da Governança Brasil. No ambiente de testes, é possível validar a integração antes da entrada em produção, assegurando que o sistema esteja plenamente adequado ao novo padrão nacional.

Em caso de dúvidas, os contribuintes podem procurar o Departamento de Receita e Cadastro Técnico Urbano para obter orientações adicionais.