16 de Setembro de 2025
Santa Terezinha de Itaipu está prestes a dar um importante passo rumo à modernização da segurança pública. Na manhã desta terça-feira (16), autoridades municipais se reuniram no Paço Municipal para discutir a implantação de um avançado sistema de videomonitoramento que abrangerá tanto a zona urbana quanto a rural do município.
O encontro contou com a presença do prefeito Antonio Luiz Bendo (Bim), do vice-prefeito Dr. Pedro, vereadores, secretários municipais, diretores e representantes das forças de segurança que atuam em Santa Terezinha de Itaipu.
O sistema, denominado Muralha Virtual, é baseado na tecnologia LPR/OCR (Leitura e Reconhecimento Óptico de Caracteres), com integração de inteligência artificial para o reconhecimento automático de placas veiculares. A plataforma permitirá a identificação em tempo real de veículos roubados, furtados, clonados, suspeitos ou considerados perigosos, ampliando a capacidade de resposta das autoridades.
A proposta prevê a instalação de aproximadamente 220 câmeras em pontos estratégicos da cidade, com o objetivo de fortalecer a proteção da população e auxiliar o trabalho das forças de segurança.
A plataforma, desenvolvida pela empresa ITech, oferece recursos para a identificação e notificação em tempo real de veículos roubados, furtados, clonados, suspeitos ou considerados perigosos. A apresentação das funcionalidades do sistema foi feita pelo CEO da empresa, Marcelo Guedes.
Integração de dados
De autoria do vereador Marcelo Campos, a proposta tem como foco o uso da tecnologia para reforçar a atuação das forças policiais, com monitoramento em tempo real e resposta mais rápida em situações de emergência.
Um dos grandes diferenciais da proposta é a integração com o Projeto Olho Vivo, da Secretaria de Segurança Pública do Paraná, o que permitirá uma troca eficiente de informações com o sistema estadual, fortalecendo ainda mais o combate à criminalidade.