25 de Julho de 2025
A partir da próxima terça-feira (29), a Secretaria de Cultura de Santa Terezinha de Itaipu oferecerá uma série de oficinas artísticas gratuitas para a população, com o objetivo de promover a inclusão cultural, estimular a criatividade e valorizar a identidade artística local. Com mais de 1.300 vagas preenchidas e lista de espera para novas oportunidades, a iniciativa contempla diversas linguagens artísticas, atendendo a todas as idades e interesses.
Programação diversificada
As oficinas abrangem áreas como:
- Arte Digital e Pintura/Grafismo, para quem deseja explorar técnicas modernas e tradicionais;
- Ballet, Dança de Salão, Danças Folclóricas e Dança Gauchesca, resgatando tradições e incentivando a expressão corporal);
- Música (Bateria e Contrabaixo, Cordas e Sopro – como violino –, Fanfarra, Hip Hop e Musicalização/Coral;
- Arte Circense e Expressão Artística Corporal (dinâmicas para desenvolver habilidades físicas e criativas);
- Cenografia, Contrarregra e Manutenção de Espaços Artísticos, com formação técnica para produções culturais;
- Culinária Artística Sustentável, unindo gastronomia e consciência ambiental;
- Teatro e Interpretação, para aspirantes a atores e amantes da dramaturgia.
Locais e horários
As aulas serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, na Secretaria de Cultura e nos centros comunitários do Parque dos Estados e Santa Mônica. Além disso, alunos do 5º ano das escolas municipais Alexandre Zilli Netto e Monteiro Lobato, em período integral, também serão atendidos.
Compromisso com a cultura local
As oficinas são uma oportunidade para a comunidade desenvolver habilidades artísticas, ampliar o acesso à cultura e fortalecer o cenário criativo da cidade. Novas vagas podem ser abertas conforme a disponibilidade.
Segundo o secretário de Cultura, Marcílio Soares, a iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a democratização da arte. “Queremos transformar Santa Terezinha de Itaipu em um polo de formação e difusão cultural, onde todos tenham a chance de explorar talentos, interagir com diferentes expressões artísticas e contribuir para o enriquecimento da nossa cena cultural”, destacou.