ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
STI e Unila firmam parceria para fortalecer ações culturais no município
27 de Maio de 2025

Em reunião realizada nesta quarta-feira (26), representantes da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e da Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu discutiram uma ampla colaboração para impulsionar a cultura do município. O prefeito Antonio Luiz Bendo (Bim) e o vice Dr. Pedro receberam o vice-reitor da universidade Rodne Lima. Também participaram do encontro o chefe de Gabinete Waldumiro Rocha, o secretário de Cultura Marcílio Soares, e a pró-reitora de Extensão da universidade, Andreia Moassab. 

A conversa teve como objetivo estabelecer diretrizes para projetos conjuntos, incluindo oficinas de arte e apoio institucional para a legalização de espaços culturais. O prefeito Bim destacou a importância da iniciativa para a comunidade. “Queremos que Santa Terezinha ofereça oportunidades culturais acessíveis a todos, e essa parceria será fundamental para alcançarmos esse objetivo”, afirmou. O gestor ainda determinou que as medidas necessárias sejam agilizadas para concretizar os projetos.  

Benefícios para a cultura itaipuense

As primeiras iniciativas devem incluir a formação de oficinas artísticas e o apoio à estruturação de espaços culturais, com o intuito de promover acesso à arte e fortalecer a identidade cultural local. A formalização da cooperação entre as instituições deve avançar nos próximos dias.  

Marcílio Soares reforçou a importância do trabalho em conjunto: “Só crescemos quando atuamos unidos. Essa parceria com a Unila trará benefícios significativos para a cultura em nosso município”, prevê o secretário de Cultura.  

Já a pró-reitora da Unila Andreia Moassab agradeceu a recepção e garantiu empenho na rápida implementação das ações. “Vamos solidificar essa parceria de forma ampla e democrática, atendendo às demandas da comunidade”, declarou.  

A comitiva da Unila foi representada também pelo chefe do Departamento de Cultura, professor Luciano D’Miguel, a chefe do Departamento de Ações e Curricularização de Extensão Elaine Soares, e pelo chefe do Serviço de Fomento à Cultura da instituição Rafael Palmeira.