ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
Em STI é possível ter acesso gratuito a absorventes
28 de Maio de 2024

Nesta terça-feira, dia 28 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Dignidade Menstrual. A data foi criada em 2014, por uma ONG alemã chamada WASH United, com a missão de quebrar o silêncio, gerar mais conhecimento e educar meninas sobre a importância de uma boa higiene íntima no período menstrual.

Embora a menstruação seja um fenômeno natural e saudável, também é cercada por tabus, desinformação, e consequentemente insegurança, especialmente entre jovens e adolescentes. Dados de um estudo feito pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) levantou que 4 milhões de meninas não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas.

Com o objetivo de acabar com as dificuldades trazidas pela pobreza menstrual, o governo federal lançou um programa de distribuição gratuita de absorventes. Santa Terezinha de Itaipu possui 10 drogarias credenciadas que atendem o Programa Farmácia Popular, sendo nove no Centro e uma no Bairro Santa Mônica. Confira aqui os locais.

Para retirar o absorvente, a pessoa precisa apresentar a autorização emitida no aplicativo Meu SUS Digital e um documento com foto.  Quem tiver dificuldade em gerar o documento, pode procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Quem tem direito?

Pessoas com idade entre 10 e 49 anos de idade (considerada como idade fértil) e que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Além disso, é necessário estar em uma das seguintes situações: estar em situação de vulnerabilidade social extrema (renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa); ser estudante da rede pública de ensino e de baixa renda (meio salário mínimo), ou estar em situação de rua.

Procedimento

Para retirar o ítem, é preciso ir a uma unidade credenciada do Farmácia Popular, portando um documento de identificação oficial com número do CPF e uma Autorização do Programa Dignidade Menstrual, obtida pelo aplicativo ou pelo site Meu SUS Digital. O documento tem validade de 180 dias. A aquisição por menores de 16 anos só é permitida na presença de responsável legal.  

Farmácias credenciadas ao Farmácia Popular:

Farmácia Biofarma/Preço Justo, na Avenida Adholfo Lolatto, Centro

Farma D, na Rua 1º de Maio, Centro

Farma Vilmo, na Rua 1º de Maio, Centro

Farma Center, na Avenida das Nações, Centro

Farma Vida, na Av. dos Estados, Centro

Farma Flavia, São Domingos, Centro

MedFarma, Rua João XXIII, Centro

Cooperfarma, na Rua 1º de Maio, Centro

Farma Útil Santa Mônica, na Av. das Rosas, Santa Mônica

Cooperfarma, na Rua 1º de Maio, Centro