ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
TEAcolhe: Santa Terezinha de Itaipu avança no cuidado e inclusão de autistas
09 de Fevereiro de 2024

Inclusão, empatia e tratamento correto são três pilares fundamentais para o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nos últimos anos, a conscientização sobre as necessidades das pessoas autistas tem crescido significativamente em todo o mundo e em Santa Terezinha de Itaipu não é diferente. Na manhã desta sexta-feira, 9, a prefeita Karla Galende assinou o decreto nº 062/2024, que institui o Programa de Atendimento a Pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo – TEAcolhe. 

“Realizamos hoje o lançamento do programa TEAcolhe, com uma equipe multidisciplinar e comprometida no atendimento em casos de suspeita e acompanhamento das crianças e toda sua rede familiar. Nosso intuito é acolher, trabalhar com amor, fazer um atendimento individual e familiar, para garantirmos o bem-estar e a qualidade de vida da nossa população. Esse é mais um compromisso cumprido e tenho certeza que os resultados serão excelentes”, destacou a chefe do poder executivo. 

O programa consistirá no atendimento multiprofissional dos pacientes e suas famílias, por meio de médico, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, além da equipe de apoio composta por fonoaudióloga, assistente social, nutricionista, dentista e neuropediatra. O objetivo é criar um fluxo claro e transparente para o Atendimento do TEA dentro do município, priorizando a equidade de acordo com as necessidades de cada um.

“Esse é um projeto inovador e arrojado que a gestão pública vai ofertar para nossa população com recursos próprios, para que possamos fazer esse atendimento especializado do paciente e sua rede de apoio. É sem dúvidas, uma grande conquista para a nossa cidade. A prefeita Karla está de parabéns”, disse o secretário de Saúde, Fábio de Mello. 

As equipes vão atuar junto ao Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, que já realiza o atendimento aos pacientes e suas famílias. 

O atendimento será porta-aberta tanto para o acompanhamento dos pacientes, como para o diagnóstico e tratamento, inclusive com apoio em outros pontos da Rede e encaminhamentos para a neuropediatra que atende no município.

“É um alívio saber que podemos contar com esse atendimento especializado. Como mãe de autista, estou muito feliz e com o coração mais calmo. Afinal, vamos contar com esse acolhimento tão necessário, contribuindo também para a garantia da inclusão dos autistas na sociedade”, agradeceu a presidente da Associação de Desenvolvimento e Apoio à Pessoa Autista - ADAPTA, Ângela Venson Becker. 

O serviço conta também com a parceria e interlocução do trabalho desenvolvido junto à Secretaria Municipal de Educação, visando a interdisciplinaridade do cuidado ao autista.