12 de Setembro de 2023
Durante o mês de setembro, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, promove ações de conscientização com foco no autocuidado, empatia e autocompaixão, além de estimular o diálogo e promover a continuidade do acolhimento, sensibilização e orientações aos pacientes e seus familiares.
A programação do Setembro Amarelo inclui palestras com diferentes segmentos para abranger o maior número de pessoas. Na segunda-feira, 11, foi realizada uma palestra voltada para os pacientes do Caps. Nesta erça-feira, 13, é a vez dos membros da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente participaram da atividade. Na quinta-feira, 14, a palestra será promovida aos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. E na sexta-feira, 15, a programação conta com uma atividade diferenciada, com a distribuição de panfletos, sementes de girassol, balões amarelos nos semáforos e no comércio local.
Caps
A Administração Municipal mantém o Centro de Atenção Psicossocial (Caps), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, referência no tratamento de pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e demais quadros. O Caps integra à Rede Municipal de Saúde, garantindo qualidade de vida e bem-estar aos cidadãos itaipuenses. A unidade oferece além dos atendimentos individuais e por telefone, o serviço portas abertas, voltado aos pacientes de todas as idades, que buscam tratamento para enfrentamento do uso de álcool e outras drogas. A Unidade está localizada na Rua Ângelo Pedro Dotto, 1150. Telefone para contato: (45) 3190-0424.