Maio é mês de combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes
26 de Maio de 2023

Ação de conscientização envolveu alunos de entidades e da rede municipal de ensino

Todos os anos, a campanha Faça Bonito mobiliza a sociedade contra à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. Em Santa Terezinha de Itaipu, a Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), promoveu uma ação de conscientização envolvendo as crianças atendidas pelo Centro de Apoio Agrícola de Convivência da Criança e Adolescente – Meu Cantinho, Casa São Luis Guanella – SOS e os alunos da rede municipal de ensino.

“Fizemos todo um trabalho com as crianças atendidas pelas entidades Meu Cantinho e SOS, eles absorveram todo conhecimento e hoje estão repassando essas informações para os alunos das escolas municipais Olímpio Spricigo e Cecília Meireles.Essa ação faz parte do projeto a Arte da Escuta, que conta com recurso do Itaú Social”, explicou a psicóloga do CREAS, Thaís Mara Hickmann da Silva dos Santos.

“Eu acho que é muito importante esse trabalho porque a maioria das crianças ainda não sabem identificar o abuso. A gente explicou sobre o assunto para evitar o que essa situação aconteça com elas”, contou o aluno da Casa São Luis Guanella – SOS, Erick Vinicius dos Santos.
A aluna do Meu Cantinho, Isabelly dos Santos, acrescentou que “a ação tem como objetivo alertar outras crianças para que elas saibam identificar quando ocorre o abuso”.

“As ações realizadas no mês de maio são estendidas durante todo o ano para que possamos conscientizar o maior número de crianças e adolescentes sobre os perigos do abuso e exploração, garantindo que elas não sofram nenhum tipo de violência. Os materiais utilizados na atividade foram cedidos pela igreja Adventista, então fica aqui o nosso agradecimento”, destacou a secretária de Assistência Social, Ellis Regina Eberhard.

FAÇA BONITO

A data 18 de maio foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados.

A campanha em referência ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, visa chamar a atenção da sociedade para o assunto que é preocupante. Em todo o Brasil, estados, municípios, setor empresarial e organizações da sociedade civil aderem à campanha para convocar a sociedade a assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil.