ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
SETEMBRO AMARELO: “FALE, OUÇA, PROCURE AJUDA” 
08 de Setembro de 2022

Em Santa Terezinha de Itaipu, a campanha “Fale, Ouça, Procure Ajuda”, reforça as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, quando o assunto é a conscientização e a prevenção ao suicídio. O suicídio foi considerado por muito tempo um tema tabu. “Precisamos desmistificar o assunto e trabalhar com foco na valorização à vida. Por isso, no mês de setembro as equipes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS, vão intensificar as rodas de conversa sobre o tema e os atendimentos que já vem sendo realizados durante todo o ano, bem como orientar os familiares de que algo não vai bem”, explicou o secretário de Saúde, Fábio de Mello. 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo menos 32 brasileiros tiram a própria vida todos os dias. O mais preocupante é que 28 dessas mortes poderiam ter sido evitadas com a prevenção correta. 

Em Santa Terezinha de Itaipu, os pacientes podem contar com apoio do CAPS, que fica localizado na Rua Ângelo Pedro Dotto, 1.150, na Região Central. O horário de atendimento é das 7h às 12h e das 13h30 às 16h30. O telefone para contato é o (45) 3541-0094. Não esqueça, fale, ouça, procure ajuda. 

História do Setembro Amarelo
Iniciado no Brasil pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2014 concentradas em Brasília. Em 2015 já conseguiu uma maior exposição com ações em todas as regiões do país. Mundialmente, o IASP – Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês de setembro, data em que é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.