Revitalização de ciclovias muda o cenário de Santa Terezinha de Itaipu
13 de Agosto de 2020

O projeto de revitalização e construção de novas ciclovias em Santa Terezinha de Itaipu já está mudando o cenário do município que vem investindo em mobilidade urbana.

As obras que contemplam as regiões Norte e Sul estão sendo executadas em duas etapas.

A primeira delas em fase de execução contempla as Avenidas das Nações e dos Estados (na região Central) e Avenida das Rosas (no bairro Santa Mônica).

Na Avenida das Rosas estão sendo realizados os serviços de limpeza da ciclovia para posterior aplicação do revestimento asfáltico.
Em paralelo, na Avenida dos Estados toda extensão da ciclovia está recebendo o revestimento asfáltico.

Já na Avenida das Nações onde já foram realizados os serviços de limpeza e revestimento, a empreiteira responsável pelas obras deu início aos serviços de restauração do meio-fio.

A segunda etapa que vai iniciar nos próximos dias contempla a Avenida das Orquídeas, no bairro Santa Mônica - região Norte do município. As intervenções na ciclovia já existente iniciam na Avenida Adolfo Lollato, marginal da BR-277 e se estendem até o bairro Jerusalém.

Além disso, com as obras de prolongamento da Avenida das Orquídeas, ligando o bairro Jerusalém ao Residencial Planalto, estão previstas a implantação de novas ciclovias neste trecho.

Na região Sul, no Parque dos Estados ainda dentro da segunda etapa do projeto, também estão previstas a construção de novas ciclovias no prolongamento da Avenida das Orquídeas, na Avenida Gabriel Hoepers e na rua Maranhão.

Com todos esses investimentos na ordem de R$ 1,5 milhão de reais, o projeto de mobilidade urbana prevê aproximadamente dez quilômetros de extensão, entre revitalização e a construção de novas ciclovias, proporcionando dessa maneira a integração de toda malha cicloviária do Município, interligando as regiões Norte e Sul – do bairro Santa Mônica ao bairro Parque dos Estados.

De olho nas obras - Quem anda de bicicleta em Santa Terezinha de Itaipu acompanha de perto o avanço das obras e comemora os investimentos feitos pelo Município. É o caso da Marisa Kirnev Wichoski. Para ela, as ciclovias garantem mais segurança e conforto para os praticantes de atividades esportivas. “Estou contente com as obras, ainda mais nessa época de pandemia em que o ciclismo é uma das poucas atividades permitidas e seguras. O prefeito Cláudio está de parabéns por mais esse investimento que certamente vai incentivar mais pessoas a cuidarem da saúde por meio do esporte”, destacou.

A Simara de Paula compartilha da mesma opinião quando o assunto é segurança. Para ela que reside na área industrial e utiliza a ciclovia para ir ao trabalho, os investimentos são de suma importância. “Só quem utiliza esses espaços sabe o que isso representa para um deslocamento seguro. Não vejo a hora das ciclovias estarem prontas. Só tenho motivos para agradecer. Felizmente em nosso município, contamos com um gestor que investe na qualidade de vida da população”, frisou.

Para Josenilda Terezinha Schiefelbein, que encontrou no ciclismo uma alternativa para manter a rotina de exercícios físicos, os investimentos vieram em boa hora. “Cada vez mais pessoas estão utilizando a bicicleta, seja para ir as compras, para se deslocar até o local de trabalho ou para manter o corpo em movimento, nesse sentido as obras vieram de encontro com essa necessidade da população. Fico muito agradecida por mais esse investimento da Administração Municipal”.