Prefeitura de STI aciona Copel para dar resposta sobre as quedas de energia
13 de Dezembro de 2019

A primeira medida está sendo levantar todas as unidades consumidoras e verificar detalhadamente toda a rede; terceira linha de alimentação que será instalada faz parte das alternativas para amenizar o problema

A implantação de uma terceira linha de alimentação de energia, vinda de São Miguel do Iguaçu é uma das alternativas para amenizar de maneira considerável, as constantes quedas de energia prolongadas e momentâneas, que vêm ocorrendocom mais frequência, nas áreas urbana e rural de Santa Terezinha de Itaipu.

A medida que está em fase de implantação e deverá funcionar a partir dos meses finais de 2020, foi anunciada na última quinta-feira, 12, pelo gerente de Departamento de Serviços das regiões Oeste e Sudoeste da Copel, Paulo Roberto Nachtygal que esteve acompanhado do gerente de Departamento de Manutenção Oeste, da empresa de energia, Maicon Luiz Wathier, em reunião promovida pelo prefeito Cláudio Eberhard. Atualmente, duas estações localizadas em Foz do Iguaçu fazem a distribuição para o município.

O encontro para a verbalização dos problemas ocorridos com as constantes interrupções do fornecimento de energia, nos mais diversos setores do comércio, indústria, agropecuária, cooperativas, setor público e residências foi o resultado da visita em Curitiba, no dia 2 de dezembro, do prefeito Cláudio à presidência da Copel. Prontamente houve entendimento da necessidade de ouvir as questões e buscar a solução para o problema.

"Foi uma reunião esclarecedora e muito produtiva envolvendo todos os segmentos afetados em nossa cidade. Conseguimos sensibilizar a Copel para ver com detalhamento as questões apontadas e acreditamos que, a partir dos dados que estão sendo enviados, será possível detectar efetivamente aonde estão os problemas. Ficou agendado e dentro de 60 dias teremos um retorno concreto para sanar o problema da falta e quedas constantes de energia, que vem causando um prejuízo significativo, em nosso município”, disse o prefeito.

De acordo com Nachtygal, foi firmado o compromisso de realizar um levantamento detalhado dos locais afetados, bem como mobilizar toda a equipe na busca de soluções para atender a demanda do município. “Outra meta estabelecida pela Copel, é a de até o final do ano de 2020, concluir a instalação de uma terceira fonte de energia, que irá atender Santa Terezinha de Itaipu”.

Expectativa – Após conversa, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Santa Terezinha do Itaipu (Acisti), Adilson Wettermann, falou da expectativa para solução dos problemas. “Fiquei muito contente pela iniciativa da administração municipal em levar nossos questionamentos para a Copel, que nos assegurou agilidade na resolução do problema”.

Na ocasião, parte dos vereadores explanou sobre as queixas que chegam. "Nós, que somos representantes do povo, deixamos aqui nossos questionamentos e posições sobre este problema e esperamos que tenhamos uma solução rápida”, disse o presidente Rogério Matendal, ao acrescentar que a reunião veio em boa hora. “Obtivemos algumas respostas de imediato e sabemos que a administração e a Copel não medirão esforços para que os problemas sejam solucionados".

Para o produtor rural, Venceslau Langwinski, o encontro foi fundamental para o esclarecimento de dúvidas. “Foi uma reunião bastante produtiva, onde tivemos oportunidade de falar sobre as dificuldades com a falta de energia e ouvir o posicionamento da equipe da Copel. Agora é aguardar”, finalizou.

Texto e fotos: DC STI