S. Terezinha sedia 17ª Olimpíada Regional de Educação Especial
05 de Dezembro de 2019

Ao todo, 280 atletas de sete municípios vizinhos estão participando das competições

Santa Terezinha de Itaipu está sendo sede da 17ª edição da Olimpíada Regional de Escolas da Modalidade Educação Especial. O evento realizado nos dias 5 e 6, está reunindo mais de 110 atletas para as competições de tênis e futsal e, 170 na categoria atletismo. Além de Santa Terezinha de Itaipu, participam estudantes dos municípios de Medianeira, Missal, Matelândia, Itaipulândia, São Miguel do Iguaçu e Foz do Iguaçu.

De acordo com o coordenador do evento no município, Roberto Arenhart, a olimpíada tem como objetivo promover a interação e a inclusão social dos alunos. “O envolvimento das famílias e a valorização dos participantes, por meio do esporte é muito importante, o que garante bem-estar e qualidade de vida”, disse ele ao acrescentar que as provas foram preparadas respeitando os limites de idade de cada um, para que eles se sintam à vontade e divirtam-se. “Esse é o nosso intuito”, destacou.

A 17ª Olimpíada Regional de Educação Especial está acontecendo no Complexo Esportivo Natalino Spada, onde estão sendo realizadas as competições de futsal. As competições de tênis acontecem na Academia de Artes Marciais. Na sexta-feira, 6, serão realizadas as competições de atletismo, às 8h, no Estádio Municipal Edvar Sávio.

Para a diretora da Associação Pestalozzi de Santa Terezinha de Itaipu, Teresinha Nery dos Santos, precisamos cada vez mais envolver os alunos em atividades como essa. “Para nós é muito importante esse momento de confraternização. Nossos alunos especiais precisam se sentir cada vez mais inseridos na sociedade”, enfatizou.

Exemplo - Karine Inês, de 33 anos, é aluna da Associação Pestalozzi de Santa Terezinha e um dos exemplos de superação. Ela coleciona os títulos de campeã paranaense em arremesso de peso e disco, além de receber o título de vice-campeã nacional, em 2019, nas mesmas modalidades. Karine está participando das competições na 17ª Olimpíada.

Premiações - Além dos prêmios entregues para o 1º, 2º e 3º colocada em cada modalidade, todos os participantes vão receber uma medalha de participação. “Essa é uma competição saudável. Por isso, todos vão sair com uma lembrança por ter participado. Afinal, todos já são vencedores”, finalizou Arenhart.

Texto e fotos: DC STI