25 de Novembro de 2019
A atualização é um procedimento obrigatório. Não precisa mais vacinar contra a febre aftosa, mas o compromisso com a sanidade continua
Os pecuaristas devem ficar atentos para o prazo da nova campanha de atualização do rebanho, que segue até o próximo sábado, 30 de novembro. A atualização é um procedimento obrigatório e o não cumprimento da medida, resultará - a partir de 1º de dezembro -, no bloqueio da emissão de guia para a Gestão de Eventos Agropecuários (GEA), para qualquer finalidade.
Para evitar transtornos, os pecuaristas devem realizar a atualização de todas as espécies em exploração, como bovinos, búfalos, ovelhas, cabras, suínos, cavalos, jumentos, mulas, aves e peixes.
“A atualização dos dados é online, mas, em caso de dúvidas, os produtores podem procurar a secretária, onde serão auxiliados a se cadastrarem”, explicou o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu, Paulo Ruppenthal. Ele acrescentou que, a partir de agora, a vacinação será substituída por campanhas de atualização de rebanhos.
Na prática - No link da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (http://www.agricultura.pr.gov.br/servicos/Agropecuaria/Pecuaria/Atualizar-cadastro-do-rebanho-Epolw4rB), os produtores encontrarão o passo a passo para realizar a atualização do rebanho.
Mais informações podem ser obtidas no site da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar - www.adapar.pr.gov.br), ou na Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Santa Terezinha, localizada na rua Manoel Pena, nº 1510.
Texto: DC STI
Imagem: Divulgação