ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
Cartilha sobre bem-estar animal é entregue aos alunos da rede municipal de ensino
05 de Setembro de 2023

A cartilha "Mila e os animais de companhia" faz parte das ações do programa CastraPet
 
Os animais domésticos estão cada vez mais presentes na vida dos cidadãos, e, por isso, cresce a demanda por conhecimento a respeito de cuidados, bem-estar e proteção aos pets. Pensando nisso, nesta terça-feira, 5, a equipe da secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu, realizou a entrega da cartilha "Mila e os animais de companhia", aos 306 alunos dos 4º anos e 321 alunos dos 5º anos da Escola Municipal Cecília Meireles. A iniciativa faz parte do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPetParaná). 

“A conscientização sobre a guarda responsável é extremamente importante, principalmente quando trabalhado com as crianças, que são o futuro. A ação pretende torná-los adultos conscientes sobre a alimentação dos animais, possíveis doenças e a importância da castração”, disse a médica veterinária do município, Mariany Piazza. 

A cartilha apresenta de forma lúdica pontos importantes, como a posse responsável, que inclui alimentação adequada, consultas ao veterinário, além de orientações sobre como proceder em caso de maus-tratos aos animais. O material também foi entregue durante as etapas do projeto de castração no município. 

“Eu aprendi que a gente não deve maltratar os animais, que eles merecem cuidados, amor e carinho”, comentou a aluna, Mikaelly Ferreira.  

“A conscientização sobre guarda responsável faz parte do programa, visto que somente a castração dos animais não é o suficiente para que o abandono e maus-tratos dos mesmos sejam evitados. Há a necessidade de conscientização sobre a importância do bem-estar dos animais, dos cuidados e responsabilidade que se deve ter com eles”, finalizou o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente, Paulo Ruppenthal.