ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
Agosto Dourado: Saúde promove ações no mês do aleitamento materno
03 de Agosto de 2023

Atividades buscam promover o aleitamento materno como componente essencial para a saúde de mães e bebês

Para celebrar o Agosto Dourado, mês de incentivo, intensificação, promoção e apoio ao aleitamento materno, a Secretaria de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu preparou uma programação especial. A abertura da campanha foi realizada na tarde desta quinta-feira, 3, às 14h30, na Unidade Básica de Saúde do Centro, onde foram realizadas palestras com os profissionais da área da saúde, como nutricionista, enfermeira, dentista e médico.  

As ações do Agosto Dourado se estendem para as demais Unidades de Saúde município. Na quarta-feira, 9, a partir das 14h30, as ações acontecem na UBS da Região dos Conjuntos. Na quinta-feira, 10, é a vez da UBS do Parque dos Estados. E na quinta-feira, 17, será realizado o encerramento na UBS do bairro Santa Mônica. 

“Essa é mais uma ação de promoção em saúde em alusão ao agosto dourado. É um momento de conscientização sobre a importância do aleitamento materno para as mamães e os bebês”, destacou o secretário de Saúde, Fábio de Mello. 

A nutricionista, Gislâine Verônica da Silva, acrescentou que “o leite materno é considerado padrão ouro, ou seja, é o melhor alimento até o seis meses de vida do bebê, com todos os nutrientes necessários para evitar infeções e garantir a energia que a criança precisa ao longa da vida”. 

Importância do aleitamento materno
O aleitamento materno é a estratégia que isoladamente mais previne mortes em crianças menores de cinco anos, visto que o leite materno é superior a qualquer outro leite nessa fase da vida, pois é um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa, sendo de mais fácil digestão.

Para a criança, o aleitamento materno reduz o risco de diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia e obesidade na vida adulta, favorece o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento da face e da fala, bem como da respiração, e para a mãe fornece vantagens como proteção contra câncer de mama e diabetes tipo 2, além de fortalecer o vínculo entre mãe e filho.