ACESSIBILIDADE
  • A-
  • A
  • A+
VRSTI: 
Noticia
Vacinação contra o sarampo segue até 31 de agosto
13 de Julho de 2020

Foi prorrogada até o dia 31 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo. Na reta final, devem ser vacinadas pessoas de 20 a 49 anos, independente de já terem recebido doses anteriores.

Em Santa Terezinha de Itaipu, a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 16h30. O público-alvo deve apresentar os seguintes documentos para vacinação: carteira de identidade, cartão SUS e carteira de vacinação.

De acordo com a diretora do departamento de Vigilância em Saúde, Daiany Vitorassi, a única medida efetiva de prevenção contra o sarampo é a vacinação distribuída gratuitamente nos postos de saúde e que também imuniza contra caxumba e rubéola. “A imunização faz parte do calendário vacinal. A primeira dose deve ser tomada com um ano de vida e a segunda é aplicada três meses depois. Caso a vacinação não seja feita no tempo ideal, ainda é possível se proteger. Até os 29 anos é preciso tomar as duas doses”, explicou.

Fique atento – O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras.

O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.